Sobremesa: Cocada Baiana

A receita de sobremesa que viemos trazer hoje é simplesmente especial e vinda dos cantos do nordeste do Brasil, que é a deliciosa cocada baiana. As cocadas que são feitas em qualquer parte do nordeste, sinceramente, são verdadeiras delícias de sabores de doces solidificados, e não menosprezando as demais culinárias típicas que existem espalhadas pelo país inteiro, mas as comidas nordestinas são bem mais interessantes, são bem feitas, com gostos diferentes e além de tudo, são comidas feitas como se fosse para trabalhadores da roça, ou seja, são comidas que em si tem uma certa fortificação, seja em massa ou quaisquer proteínas que com certeza se fazem necessárias no organismo.

mini_f4d9ly14n58ti4l6ryeaa31hn
Não é à toa que muitos turistas ou parentes de gente que mora no nordeste, quando viaja para tal região sempre gosta de reservar uma mala ou caixas para fazer o empacotamento dos vários alimentos que mais gostam e que se sentem atraídos para que possam cozinhar quando voltarem para suas cidades, justamente pelo fato de que muitas comidas ou ingredientes nordestinos não são encontrados com facilidade nas outras partes do Brasil, especialmente no sul. E a cocada não está fora disto; apesar de a origem da cocada não ser brasileira, pois as cocadas começaram a ser feitas na América Latina e na Angola; e as únicas coisas que foram acontecendo foram somente as modificações quanto aos sabores das cocadas e também quanto às receitas adicionadas de alguns países, como por exemplo: gemas, leite, leite condensado, rapadura, leite de coco, coco ralado queimado e quaisquer ingredientes que forem do gosto de quem está preparando ou de quem vai comer.
A cocada baiana não está nada fora destes padrões, até porque qualquer tipo de cocada é gostosa, o que se difere na verdade é o gosto, pois tudo varia de pessoa para pessoa; há pessoas que podem amar uma cocada baiana tradicional, já outras podem sentir aversão pela cocada baiana e preferir uma cocada de leite, o que na verdade não deixa de ser uma cocada tradicional, somente muda o sabor e o ingrediente principal que tem sido usado para o preparo da cocada. E se você quer mudar um pouquinho com a sua sobremesa e também quer estar aprendendo a fazer uma deliciosa cocada baiana, a hora é agora. A receita não é nada difícil para preparo e também leva pouco tempo para estar totalmente pronta.
Não esqueça também de que se você quiser estar compartilhando nossa receita com mais pessoas, faça isso e se tiver alguma informação para dar, esteja comentando. Portanto, siga agora aos ingredientes e modo de preparo corretamente, e sem dúvidas você irá arrasar com a cocada baiana, podendo até quem sabe comercializar. Veja:

Ingredientes:
– 500g de açúcar
– 1 copo americano de água
– 1 colher (de sopa) de glucose
– 1kg de coco fresco ralado
– 1 lata de leite condensado

Modo de Preparo:
– Leve ao fogo o açúcar a água e a glucose
– Não mexa até ficar em ponto de calda grossa
– Junte o leite condensado mexendo até soltar da panela
– Coloque no mármore e bata até esfriar
– Acrescente o sabor de sua preferência (dicas: passas ao rum, abacaxí, maracujá, etc)

Depois sirva-se e à sua família e bom apetite!